Sobre

2022 – Ano dos Recursos Minerais

Pela primeira vez, a Associação Portuguesa de Geólogos (APG) lança um ano temático. Este tipo de iniciativa permite reunir geocientistas de várias áreas de especialidade para discutir desafios atuais e aumentar a consciencialização sobre a importância da Geologia para a sociedade e para o nosso quotidiano.

Em 2022, o foco está nos recursos minerais, presentes, por exemplo, na pasta de dentes, em lâmpadas, medicamentos, lentes fotográficas, telemóveis, computadores, azulejos e louças. O futuro também não se constrói sem recursos minerais, indispensáveis para as tecnologias de que precisamos para nos adaptarmos às alterações climáticas, como as baterias para veículos elétricos e para o armazenamento da energia produzida por fontes renováveis. Cabe aos geólogos encontrar os melhores locais para a obtenção destes recursos.

Ciclo de Webinars Mensais
“O Futuro sob os Nossos Pés”

A principal atividade ligada ao ano temático da APG é o ciclo de webinars mensais “O Futuro sob os Nossos Pés”.

A razão para promover este conjunto de palestras é simples. Estão debaixo dos nossos pés as matérias-primas de que precisamos para fazer a transição energética e digital, de modo a descarbonizar a nossa sociedade. Por isso, uma vez por mês, por Zoom e com transmissão em direto no Facebook, vamos sondar a indústria mineira e ouvir um geólogo falar-nos sobre o futuro e a sustentabilidade deste setor.

Os webinars são gratuitos e dirigidos a todos os públicos.

Create your website with WordPress.com
Iniciar